quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mais loucuras do lesado

- Freestyle no Jet Ski: eu estava passando férias em Alcobaça/BA e um amigo meu levou um jet ski, e tinha dia que eu ficava a tarde inteira no bicho. Não lembro quantas cilindradas, mas sei que chegava a 90 km/h na água. Aí pensei: e se eu acelerar tudo em linha reta e de repente virar o guidon de uma vez, o que acontecerá? Idéia de girico (nossa que gíria mais velha). Lá fui eu tentar. Acelerei tudo, e fiquei naquela: "vou virar, não vou, vou virar, não vou" e de repente pow! Virei com tudo. Resultado, funcionou como uma alavanca, voei uns dez metros e caí de costas no rio. Vi só o Jet ski ficando, e de repente tudo escuro, caí na água e afundei uns três metros. Mas eu estava de colete, e nado muito bem, foi só voltar à tona, morrendo de rir.
Além disso cismei que tinha que aprender tudo quanto é manobra que eu conhecia. Comecei com o básico, 360º. Ficava girando, girando, até sair de uma vez, saltando a marola. Mas o legal mesmo era ir até o encontro do rio com o mar, onde a água faz várias ondas incompletas, fica tipo ondulações atrás de ondulações. Eu entrava nesse rolo e saltava as ondulações, cada vez mais alto. Até que numa dessas peguei a onda no meio e entrei de bico na água. Virei por cima do jet e mergulhei de ponta, até bater a cabeça no fundo. Ainda bem que era areia... Pior que perdi o relógio do meu pai, que estava usando na hora. Mas curti demais o tal do jet ski, não tem coisa mais gostosa. Aprendi também a enfiar o bico na água até quase mergulhar tudo e sair mais à frente. Claro que até aprender direito tomei outros bons capotes...
- Piloto de kart: em 1998 eu fazia estágio em uma escola de mergulho aqui em BH (é, também tem isso aqui em Minas) e um belo dia (ou melhor, uma bela noite) chegou à escola um convite para uma competição de Kart, patrocinada pela TVBH, canal de TV fechada daqui de Belo Horizonte, que reunia os melhores representantes dos esportes radicais de Minas Gerais. Ninguém se prestou a participar, mas eu pulei na hora: "Deixa comigo!!"
Fui com um funcionário de lá pro Da Matta Kart Indoor, e chegando lá tive a noção do evento, cheio de câmeras, repórteres, jornalistas. Eram oito "pilotos", representando os esportes radicais mais praticados em Minas, entre eles motocross, off road, canoagem, mountain bike, mergulho, para-quedismo e, pelo kart, um menino de 12 anos, corredor "profissional". Eu ia representar o mergulho, mas fui perguntar porque estava demorando e me disseram que o representante do para-quedismo não havia chegado, e talvez fizessem sem ele. Na hora eu saquei a carteira e dei a solução: mostrei minha carteirinha de para-quedista, emitida pela associação brasileira da categoria. Resolvido, aí foi só convencer o André, da escola de mergulho, a ir pelo mergulho. Não queria de jeito nenhum, nunca tinha corrido e morria de medo, mas consegui convencê-lo.
Passamos para o briefing, preparação pra corrida, nos entregaram os macacões (o meu quase não coube, ficou pega-frango) e capacetes e deram as principais instruções. Grid feito, câmeras a postos e foi dada a largada. Como eu já tinha alguma experiência, peguei a primeira curva por dentro e pulei pra segunda posição. No começo da segunda volta ultrapassei o campeão de kart. Mantive por três voltas mas na quarta não aguentei a pressão (também, o moleque deve pesar metade de mim) e fui ultrapassado, chegando em segundo lugar. Meu colega da escola de mergulho ficou em último lugar, dei duas voltas nele (e, claro, zoei ele muito depois). Em terceiro lugar ficou o Bê Guimarães, campeão do enduro da independência na época.
Fomos pro podium, os três primeiros, estouramos champagne, fizemos uma graça pro público e fomos dar entrevista. Na minha hora a repórter perguntou: "o que é mais fácil, saltar de para-quedas ou andar de kart?" Bem coerente, né? Eu disse que kart é mais fácil, mas para-quedas é mais emocionante.
Na semana seguinte, minha mãe encontrou uma antiga vizinha nossa de Ouro Branco, que comentou: "ah, vi o Sam na televisão, ele virou piloto de kart, né?" E outras pessoas disseram que me viram na TV, mas eu mesmo nunca vi a reportagem, na hora que passou eu estava na escola de mergulho. Foram meus 15 minutos de fama!!
PS: as fotos são ilustrativas, não tirei foto destes eventos.

Um comentário:

  1. Poxa rapaz, se tu fosse um felino, 7 vidas seria pouco pra vc rss Vc fez aula de mergulho tbm??? Tenho muita vontade, conta ai um pouquinho. Beijinhos

    ResponderExcluir