terça-feira, 14 de julho de 2009

Rios e Cachoeiras

Uma das atividades que sinto falta e se tornou praticamente impossível para mim hoje é ir a uma das milhares de cachoeiras que tem aqui em Minas. Conheço muitas cachoeiras lindas e muitas vezes eu acampava perto das quedas d'água, ficava ouvindo o barulhinho a noite toda, relax total.
Já estive nos principais parques nacionais em território mineiro, como o da Serra do Cipó, Ibitipoca e Canastra. Próximo a Viçosa, onde morei 13 anos, também há lindas cachoeiras. Uma que frequentava muito era a Cachoeira Grande, da foto acima. Juntava um grupo de bike e pedalávamos até lá (70km), e depois daquele banho de cachoeira, fazíamos um rango nas pedras, curtindo o visual. Entrava atrás da queda, nadava nas piscinas naturais, subia pela lateral até o topo e ainda voltava pra casa pedalando mais 70 km. Ô disposição...
E quando dava na telha pegava um fim de semana e ia para uma cachoeira dessas para acampar, e aí sim curtia muito os mais quentes dias de verão. Rolava sempre um rango feito naqueles fogareiros com um mini botijão, ou até em fogueira improvisada mesmo. A gente comia macarrão, alguns filés preparados em casa ou um miojo basicão mesmo.
Uma das mais lindas que conheço é a Casca D'anta, no parque nacional da serra da canastra, a 300 km de Belo Horizonte. Ela parece cortar a montanha, despencando de 200 metros em um cenário de tirar o fôlego. Fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, que pega parte dos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste de Minas Gerais.
Há local próprio para camping, mas se quiser comer por lá só fazendo ou indo a uma das cidades próximas. A mais estruturada é São Roque de Minas, de onde é possível visitar, na parte de cima da cachoeira, a nascente do Rio São Francisco. Tenho uma história engraçada sobre a viagem pra Serra da Canastra, que contei neste post.
Outro lugar maravilhoso e bem servido de cachoeiras é Lavras Novas, no município de Ouro Preto. Já fui dezenas de vezes pra lá, passei carnaval e semana santa, já fiquei em pousadas e acampado. O clima do lugar, os bares e restaurantes e as pousadas charmosas são um exemplo das delícias do interior de Minas, ainda mais se acompanhado de comida mineira e uma pinguinha pra esquentar.
Geralmente juntávamos uma grande turma e alugávamos uma casa ou ia todo mundo pra mesma pousada. Numa dessas ficamos na Serra do Luar, fomos em quatro casais, meus pais inclusive. Outra vez fomos passar carnaval, nem lembro quantos eram, acho que umas doze pessoas. Alugamos uma casa (uma azul com janelas brancas, no site principal ela aparece num gif animado) e eu e um amigo ainda levamos barraca, acampamos no quintal. Eis que numa noite cai uma chuva daquelas, um pé d'água, ou melhor, a perna inteira. Eu levava um colchão de espuma que tinha, e de repente senti uma sensação de molhado. Liguei a lanterna e reparei que eu e a namorada estávamos ilhados no colchão, a barraca estava furada e entrou água pra caramba. Corri pra dentro da casa e levei o colchão junto, deixei ele secando perto do fogão enquanto tomava um chocolate quente, dei mais uma torcida nele e dormimos na cozinha mesmo. O pior é que no dia anterior um cara achou um escorpião na camisa! Noite tensa... Mas no final deu certo, coloquei silver tape na barraca e ainda usei mais umas vezes!
Obs: como eu era comprido e magro, na primeira foto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário