quarta-feira, 22 de julho de 2009

A primeira escara a gente nunca esquece

Uma das primeiras recomendações que recebi quando lesei a medula foi: cuidado para não dar escaras! Ou melhor, úlceras de pressão, já que a recomendação foi dada por médicos e enfermeiras.
Acima do meu leito foi pregada uma folha com as instruções para mudanças de posição, ou melhor de decúbito (nome que achei muito legal e prometi colocar no meu filho. Imagine eu chamando: vem cá, decubitozinho do papai!!). O hospital levava tão a sério isso que me viravam de três em três horas, até de madrugada. Mas eu não achava ruim, sabia o quanto é importante. E além disso eu aproveitava que as enfermeiras iam no meu quarto de madrugada e puxava pra cima de mim, sem querer...
Quando fui pro Sarah, as recomendações dobraram, além das mudanças de posições deitado, disseram também ser muito importante fazer elevação, se levantar da cadeira no máximo de 20 em 20 minutos. Tá, não acredito que alguém consiga manter essa regularidade, mas de tanto falar a gente acaba acostumando a dar uma levantadinha de vez em quando. E isso realmente é muito importante.
O tempo passou e eu sempre atento a isto, sempre tirando onda que nunca tive escara, a ponto de nem acreditar que seria possível hoje em dia acontecer uma escara, já que recuperei bastante sensibilidade. Hoje nem consigo ficar muito tempo na mesma posição, começo a sentir dores nas coxas, glúteo e costas, e estou sempre me mexendo, deitando, ficando de bruços (só quando estou sozinho, por via das dúvidas).
Mas não é que este mês me apareceu uma escara na base da coluna lombar? Começou com um machucado ocasionado pela transferência para o carro, e olha que eu já havia alertado pra isto neste post. O problema é que muitas vezes, por mais que se tenha cuidado, no meio da transferência pode ocorrer um espasmo, e aí é ralado nas costas sem ter como evitar. E como ocorreu um machucado em cima do outro, e o lugar é muito próximo do osso, a ferida abriu um pouco. Nada alarmante, não chegou a dez centímetros. Mas aí vem o alerta: como leigo que sou, quando vi que estava ficando preto no centro achei que era casquinha e já já ia fechar. Minha fisioterapeuta viu e me mandou direto pro médico. Fui ao hospital e deram o diagnóstico: era um início de escara e a parte preta era tecido começando a necrosar (em bom português, morrer mesmo).
Me passaram uma pomada e fizeram um baita curativo, que tenho que trocar todo dia de manhã no hospital, e ainda proteger na hora do banho. Hoje de manhã a enfermeira me disse que já está quase fechando, mais uns três dias e fico livre do hospital. Ainda bem, não aguento mais ir cedinho pro hospital e esperar uma hora só pra trocar um curativo, e olha que entro na prioridade. Só que com esse negócio de Gripe Suína todo mundo corre pra lá no primeiro espirro. Só falta mesmo pegar essa danda dessa gripe... Acho que vou comprar uma máscara!!
Ah, não reparem no cofrinho da foto acima não heim!

Um comentário: