domingo, 19 de abril de 2009

Vamos tomar uma, mamulengos!!

Desde que fiquei paraplégico passei a perceber mais os locais que cadeirantes frequentam. Antes disso, eu era muito boêmio, adorava sair, no mínimo de quinta a domingo, eu sempre descolava bons programas e tinha muitos amigos. Atualmente, nos dias em que a dor intensa que sinto melhora um pouco, já tô na rua. E muito raramente vejo cadeirantes nos botecos, cinemas, teatros e restaurantes. Nos shopings é mais comum, tem estacionamento próprio, acesso em (quase) todas as lojas e praça de alimentação ampla, mas convenhamos que não é um programa 'noturno'. Tentei analisar o porque de não encontrar cadeirantes na noite, e tracei algumas possibilidades. A primeira delas, acredito, é a vergonha de sair em uma cadeira de rodas, dando trabalho pra todo mundo, arredando mesas e incomodando os outros. Outra, devem achar que é difícil encontrar bares com adaptação, geralmente tem mesas apertadas e escadas na entrada. E também tem o problema do banheiro, se não há nem entrada boa, muito menos banheiro.
Estas hipóteses tem fundamento, mesmo nos botecos em que consigo entrar numa boa, o banheiro é sempre um problema. Principalmente na hora de tomar umas geladas, quando a vontade de mijar vira uma constante. 
Mas, se tem uma coisa que sou, é persistente. Busco alternativas de todas as formas para fazer o que quero. Encontrei nesta busca uma solução pra urina que, se eu tivesse encontrado antes, quando era 'normal', teria comprado também. É o coletor de perna, basta colocar na canela preso por elásticos e colocar um coletor com camisinha para poder urinar à vontade (pelo menos até o limite da capacidade, que pode ser até um litro).
Este 'aparato', mesmo pra quem não é 'quebrado', é ótimo, o usuário não precisa sair no melhor do papo ou no meio da piada para dar aquela mijada, é só ir uma vez ao banheiro pra esvaziar antes de ir embora e pegar o carr... digo, chamar um táxi. É, também já dirigi bêbado, mas eu morava em Viçosa, cidade pequena, não tinha lei seca e eu era 'responsável', não saía fazendo caca (apesar de ter um Uno 1.5R). Era um cachaceiro de responsa. E dou o maior valor à lei seca.
Lembrei de uma coisa que eu sempre falo quando tô tomando uma e vou dirigir depois: mesmo se algum guarda me parar, se ele não tiver bafômetro, não tenho como fazer o quatro, nem andar em cima da linha. É só não falar enrolado e dizer que o carro é minha cadeira motorizada... (brincadeira heim, levem a sério não).
Mas os cadeirantes devem mesmo perder o 'preconceito interno' e sair como todo mundo, ninguém se importa em dar passagem ou ajudar naqueles lances de escada (pelo menos aqui em Minas). É recomendável ligar antes pro lugar pra saber se tem acesso, na entrada e no banheiro, e mesmo quando não tem, dependendo do número e largura dos degrais (quase saiu degraus) dá pra encarar numa boa. E vamos tomar uma!!
Ps: adorei a idéia do boteco lá em cima, isso que é atitude de inclusão! Mesa só pra mamulengo! Alguém sabe onde é aquilo?

2 comentários:

  1. Acho que sair à noite é importante pra td mundo pq à noite as coisas fervem...quanto a bebida é sempre melhor a moderação.

    ResponderExcluir
  2. Sam, tbm sou adepto da bolsinha de perna. Quanto mais vc for ao banheiro, menos tempo tem para beber, não é?
    Já em churrascos em casas de amigos, "conecto" a bolsinha direto em um balde de 30ltrs.
    Vamo, que isso tudo é uma festa!!

    ResponderExcluir