sábado, 7 de novembro de 2009

Tecnologia

Há muito tempo me apaixonei pela tecnologia, tudo que é gadget ou brinquedinho tecnológico me interessa. E dentro do possível vou adquirindo alguns. Sempre me destaquei entre meus amigos por este interesse e algum conhecimento. O fato é que sempre utilizei ao máximo a tecnologia que tinha à mão, para facilitar tarefas do dia a dia, buscando conforto e praticidade. E muita gente tem ferramentas fantásticas à mão e não usa por não saber ou ter preguiça de ler manual.
E é aí que me diferencio. Sempre leio os manuais dos aparelhos que compro e procuro me inteirar das funções e facilidades que oferecem. O exemplo mais comum é o celular. Tem gente que compra celular caro só porque tá na moda, sem saber que está adquirindo uma ferramenta poderosa que pode facilitar muita coisa.
O primeiro exemplo que cito é o siga-me. Essa função é da operadora, e não do celular, e existe há muitos anos. Quando morei em Coimbra/MG, perto de Viçosa, eu tinha celular e lá não pegava, mas na entrada da cidade pegava. Por um tempo trabalhei em Ervália, e indo de Coimbra pra lá de ônibus, no meio do caminho tinha um lugar que pegava o celular. Neste ponto eu dava siga-me para o escritório de Ervália e na volta dava siga-me pra minha casa em Coimbra. Portanto, eu estava sempre em lugares sem sinal de celular, e a qualquer hora do dia ou da noite quem me ligasse no celular conseguia falar comigo. Bacana, né?
Mas ultimamente uma das coisas que tem impressionado mais meus amigos e parentes é controlar o Computador pelo celular. E consequentemente controlo o som e o vídeo, pois meu notebook é ligado na TV, que é ligada no som. Essa do som também foi uma sacada minha, em 99 comprei um som daqueles com bandeija pra três CDs, controle remoto total, etc. Saquei então que o som tinha entrada de Audio e minha TV tinha saída de áudio, aí foi só comprar um cabo RCA e ligar os dois aparelhos. Os filmes depois disso davam outra emoção, essa é uma ótima solução pra quem não tem grana pra comprar um home theater. Por sorte meu som tem configuração movie, que melhora os graves e agudos para filmes, como um home theater.
Bem, vamos ao celular-controle remoto. Descobri isso em 2007, quando minha namorada trocou o aparelho dela pelo Z530i da Sony Ericsson. Não era top na época, mas tinha algumas funções que me intrigaram. Especificamente a função controle remoto, ao lado do símbolo bluetooth. Peguei o manual e descobri do que se tratava: controle remoto de computador. Comprei um adaptador bluetooth, instalei no notebook e o reconhecimento do celular foi automático. O aplicativo do celular controla o mouse, o Media Player e o Presenter. O mouse funciona normal, tem os dois botões, abre janelas. O Windows Media Player é ótimo pra ouvir músicas e ver filmes, tem mute, avançar e retroceder, pause, e ainda aumenta ou diminui o volume nas teclas do celular. O Presenter não sei o que é, não conheço este programa, mas acho que deve ser tipo power point.
A TV é ligada ao computador por um cabo S-Video (para imagem) e um PS2-RCA (para som, uma ponte é igual fone de ouvido e outra RCA - um vermelho e um branco). Há outras formas de ligar o computador na TV, mas essa é a mais simples (e barata).
Ano passado troquei meu celular por um Sony Ericsson W580, que também tem a função. Nas fotos estou usando-o, dá pra ver que na tela do celular mostra as funções das teclas para controlar o computador. É uma grande sacada, de lá pra cá, aposentei meu aparelho de DVD e só vejo filmes direto do notebook.
Este ano troquei o celular de novo por um Nokia, que não vem com a função. Mas descobri rapidinho um aplicativo que roda nele e é ainda mais completo, a ponto de aparecer na tela do celular parte da tela do computador. E ainda controla power ponit e uma série de programas. Mas isso é assunto pra outro post. Se este interessar alguém mesmo, publico outro.

Um comentário:

  1. Sam!!Minha vida mudou depois de saber que meu celular também é um controle remoto da minha TV.
    Como consegui viver até hoje, sem saber disso?Que mundinho alienado eu estava?Jesus,Maria e José.
    Obrigada, muito obrigada mesmo, do fundinho do meu coração nada hi-tech

    ResponderExcluir