domingo, 29 de novembro de 2009

Dica de economia

Se tem uma característica comum a quase todo brasileiro é a falta de dinheiro. Por isso a maior parte das pessoas adora uma promoção. Mas muita gente vacila achando que sabe tudo de economia e acredita fazer bons negócios quando na verdade está deixando de economizar.

Um exemplo prático vi no supermercado esses dias. Fui comprar meu leitinho diário, ou melhor, cerveja, e reparei nas placas de preço que destacavam aqueles latões, que tem quase meio litro, precisamente 473ml. Teoricamente, comprando um recipiente que tem maior quantidade, o preço por unidade deveria ser menor. Mas não é o que acontece neste exemplo. O latão de Brahma estava saindo a 1,55, fazendo a divisão do preço pela quantidade de mililitros, encontramos o valor de R$ 0,003277, enquanto o preço da lata comum de 350ml estava 1,05, cujo preço unitário é de R$ 0,003 o ml. É mais vantajoso comprar a lata pequena, sem contar que a cerveja no latão esquenta mais rápido.
Então fica aí esta dica de economia (ou de cachaceiro): sempre que for comprar alguma coisa, divida o preço pela quantidade, nem sempre maior quantidade é mais vantajoso.

Um comentário:

  1. Quando eu e maridinho formos aí, compra XXXKOL, tá? As outras dão alergia.

    ResponderExcluir