quarta-feira, 6 de maio de 2009

Empregos impossíveis pra cadeirantes (e outros ideais)

Os deficientes físicos em geral estão sempre batalhando para ter seu lugar ao sol, conseguir um bom emprego e se incluir na sociedade, além de se sentir útil e capaz. O governo reserva cotas em concursos públicos, grandes empresas também são obrigadas a contratar, mas não adianta: há profissões que são impossíveis de ser exercidas pelos cadeirantes. Por exemplo:

- Comediante de "stand up comedy", ou comédia em pé - a não ser que o cadeirante crie uma nova categoria, "sit down comedy", mas acho que não faria sucesso, pois o costume é o cara contar as piadas de pé.

- Carteiro - imagina sair por todas as calçadas desniveladas da cidade numa cadeira de rodas, e mesmo se for numa cadeira motorizada, é impossível passar em muitos lugares. E o pior, não dá pra fugir correndo dos cachorros bravos.

- Policial - se já é difícil correr atrás de ladrão a pé, imagina em uma cadeira de rodas. A não ser que o policial cadeirante tenha uma cadeira turbo, de preferência blindada.

- Guia turístico (em ambiente externo) - experimenta tentar mostrar as pinturas rupestres na caverna em uma cadeira de rodas, experimenta! Ou qualquer outro monumento desses cheios de escadas...

- Aeromoça (ou aeromoço) - Se entrar no avião já é difícil, imagina circular com um carrinho. Pior seria explicar aquele negócio das máscaras caíndo, o que ia dar de gente esticando o pescoço pra enxergar...

Por outro lado, alguns empregos deveriam ter prioridade absoluta pra cadeirantes, pois são bem adequados a quem fica sentado, como por exemplo:

- Passeador de cachorros - tem a vantagem de ser puxado pelas ruas sem fazer esforço. É só usar um dispositivo para controlar a direção, tipo aqueles que puxavam carruagem, se puxar de um lado os bichinhos viram, ou como este aí de baixo, mais sofisticado pra encarar a terra.

- Office boy - tem preferência nas filas de bancos. Só isso já é uma super vantagem, mas quem não vai gostar são os velhinhos da fila de prioridade, que vão ter que esperar o office-cadeirante resolvendo aquele monte de pagamento e conta de tudo que é tipo.

- Apresentador de jornal ou de programa de entrevistas - afinal de contas, a gente nem sabe se eles estão de cueca, pelados ou se tem perna mesmo, nunca saem de trás daquela mesa.

- Papai Noel de Shopping - outro sujeito que fica sentado o tempo todo, e deve ficar com a bunda doendo, coisa que o cadeirante tá acostumado. De preferência com uma mamãe noel como essa aí de baixo.

- Guia Turístico de museu - isso sim é emprego pra cadeirante, tudo plano, corredores largos, e ainda pode pedir pros turistas empurrarem a cadeira de rodas enquanto ele vai falando.
Agora cadeirante nenhum pode reclamar de falta de emprego, é só procurar nos lugares certos. Já tô até vendo a fila de cadeiras de rodas nas seleções de papai noel no fim do ano...

7 comentários:

  1. Putaqueuspariu!! Sam, vou te encorajar...da maneira que escreve, do tipo de humor "ácido" que tem...vc acaba de criar um novo estilo "sit down comedy". Pense nisso, vc com certeza conseguirá viver disso, fazendo o povo rir de nós e acabar com o sentimento de pena!!
    Pense nisso, se precisar de ajuda, grita aê!!

    ResponderExcluir
  2. Tô com o Evandro. Você deveria criar o Sit Down Comedy... Fãs você já tem hihihi

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, eu cheguei até a escrever umas piadinhas e ia gravar um vídeo de sit down comedy só de sacanagem pra colocar no youtube, mas não é que um puto dum cadeirante americano já não fez isso?

    ResponderExcluir
  4. Gente, tô até levando a sério essa ideia! Há um tempo tive a mesma ideia do Eduardo, escrevi um texto e ia fazer um vídeo pro youtube, mas desanimei. Agora estou até animando de novo! Lak, você é oficialmente a fã numero um do blog, a primeira vez que alguém diz isso. Valeu pela força Evandro, uma hora dessas peço consultoria em atuação pra vc heim! Abraços a todos

    ResponderExcluir
  5. Muito bem sacado!!! O sit dow comedy eu faço um pouco dando aula (vendendo, na real) na faculdade... tem que contar umas piadas se não os menino num guentam, né?! Abração

    ResponderExcluir
  6. Aaa!!! Entrei aqui para elogiar teu blog, e principalmente te encorajar a apresentar sim o sit down comedy... Mas já fizerem isso!! Hehehhh..
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Chatice hein? Que utilidade tem isso? vc acha graca mesmo nisso?

    ResponderExcluir