sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Taiô o sangue

Uma virtude que cadeirantes desenvolvem é evitar taiá o sangue. Ou como dizem no sul, ficar puto da cara. Em bom português, perder a paciência. Ficar bravo pra cacete. Ficar muito nervoso, sofrer dos nelvo. Dar piti (esse é pras moçoilas).
Isto porque quando um cadeirante resolve (ou precisa) fazer as coisas sozinho, uma simples troca de roupa pode se tornar um exercício de paciência. Puxa daqui, puxa dali e o diabo da calça não chega no lugar. Se estica, se torce todo, aí vê que o pé está em cima da barra da calça. Aí finalmente o cara consegue se vestir e descobre que a calça está manchada. Tem que fazer tudo de novo. É pra matar de raiva qualquer cristão.
E quando vamos ao banheiro? Estaciona ao lado da cadeira de banho, passa pra ela, tira a roupa (leva só uns 10 minutos), toca pro banheiro, e quando chega lá descobre que esqueceu de pegar a sonda, ou um sabonete, ou shampoo. Tem que voltar pro quarto, às vezes voltar pra cadeira de rodas, buscar o que faltou, e voltar tudo de novo. Haja saco.
Comigo o pior é quando me deito no sofá. Desco da cadeira, coloco as pernas pra cima, me viro, me ajeito, e... descubro que esqueci de pegar a garrafa de água. Ou o telefone. E a gente só descobre isso depois que acaba de se ajeitar. Aí tem que voltar tudo de novo.
No início neguim xinga a própria décima geração. Berra, faz pirraça, desiste de sair, chuta o balde, ops, chutar não dá não, então dá um tabefe no balde. Mas com o tempo aprendemos que não adianta ficar brabo. O troço dá errado uma vez, tenta de novo. Deu errado de novo, tenta mais uma vez. Da terceira vez em diante, respira fundo e faz com calma, aí as coisas acabam funcionando. E isso é uma virtude. Aprendemos a ter a famosa "paciência de Jó". E afinal, quem é esse Jó, heim?
Por isso dedico este post à paciência gigantesca que os cadeirantes aprendem a ter. E isso é bom para outras situações da vida. Mesmo porque se o cara não aprende a ser paciente, morre do coração. Ou de raiva.

Um comentário:

  1. jó era um carinha mau que tinha escravos
    e ficou bonzim. a e tá na bíblia, como eu não a leio, num dá pra te falar mais sobre o jó. mas... uma dica: espalhe lembretes pela casa assim ó:
    "no quarda-roupa- não vista nada antes de ver se tem mostarda, mancha de macarrão ou coisa parecida grudado na roupa.
    no banheiro- antes de qualquer coisa lembre-se de toda a saliva a ser gasta xingando palavrões quando vc descobrir que esqueceu algo.
    na sala- antes de sentar em mim (o sofá), pense que pode haver um retardado querendo te ligar(não importa que seja duas da madrugada e vc esteja vendo intercine)"
    e por ai vai...
    ps: não sei se gostei mais do seu blog ou de vc rsrsr

    ResponderExcluir