segunda-feira, 11 de maio de 2009

Propagandas criativas usando cadeiras de rodas

Ninguém quer ficar preso a uma cadeira de rodas, e todo mundo sabe dos meios de se precaver deste destino, mas muita gente dá pouca importância a isso e acha que "comigo isso não vai acontecer". Esse sempre foi meu medo, a falta de medo e confiança exagerada nas "habilidades" de piloto. E deu no que deu.
Para lembrar aos mais confiantes das consequências do descaso ao volante, há várias propagandas institucionais alertando para o perigo da mistura de álcool e direção. Hoje no Ueba vi a imagem abaixo, que diz "sente e pense sobre as consequências de dirigir embriagado". Genial. Mesmo se o cara estiver pra lá de Bagda só de pensar estar em uma cadeira o indivíduo entrega a chave pra alguém. De preferência que esteja sóbrio.
Nesse mesmo tema um cadeirante distribuiu folhetos em um semáforo no Chile, e antes que alguém pense que era pedido de esmola, foi uma bela lição de moral aos motoristas desavisados.

O vídeo seguinte, muito bem bolado, faz o mesmo alerta: use cinto de segurança.

Meio sem querer a propaganda abaixo, que foi feita para divulgar os jogos de veteranos de guerra cadeirantes nos Estados Unidos, serviu como uma bela propaganda anti-guerra. Lá estão precisando colocar esses cartazes nas escolas também, onde o risco de levar tiro é cada vez maior.

4 comentários:

  1. Eu sempre fico na dúvida quando vejo esses anúncios, pois se por um lado servem para evitar acidentes, por outro colocam os deficientes como pessoas extremamente infelizes. Como aquele que o Ronaldinho fez para campanha de vacinação contra a pólio.

    ResponderExcluir
  2. Bacana Sam, alertar sempre é bom. Duro é o cara mamado querer sair tocando a privada pelo bar, já pensou??

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário do Eduardo, também tenho uma visão parecida nesse ponto. As propagandas exporam a condição do coitado, tipo "não queira ser igual a mim, eu não me comportei direito, mas olha no que deu".
    Mas, por outro lado, penso que tem gente que só funciona no tranco e usar-nos significa tb dizer: "Acorda, seu mané! Você não é mais poderoso do que ninguém."
    O seu blog, que normalmente me faz chorar de rir, arrancou umas lágrimas de emoção hoje tb!! hihihi
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi Lak, também sou contra esta interpretação do "não se comporte pra vc ver" mas acho muito útil a segunda interpretação, tem gente que só com uma sacudida mesmo!

    ResponderExcluir