sábado, 14 de janeiro de 2012

Coragem e Sabedoria

Coragem + sabedoria = vitória
Hoje fiz mais uma tatuagem. Para quem não viu a primeira, clique aqui. Essa segunda, na verdade, é a primeira coisa que quis tatuar no corpo, quando ainda era adolescente em Ouro Branco, onde fui criado. Minha ideia surgiu nessa época, pois eu era um adolescente tímido. Não muito, mas ainda assim tímido. Tanto que fui dar o primeiro beijo na boca as quatorze anos. E tinha pavor de apresentar trabalhos na frente da turma, fazia de tudo para não ser escolhido, pois não tinha coragem de falar em público.
Percebi logo que precisamos de coragem para quase tudo na vida, seja para se destacar na turma, conhecer pessoas, encontrar um amor, investir em um projeto, tentar um bom emprego, e tantas outras coisas. Comecei a me soltar e fazer amigos, e vi que quanto mais coragem eu tinha para falar com as pessoas, mais amigos eu fazia, e mais me divertia. Nessa época, as tatuagens estavam começando a deixar de ser tabu, coisa de marginal, e caindo no gosto popular. Alguns amigos meus começaram a fazer tatuagens, e eu fiquei com vontade de fazer um ideograma japonês que significa coragem nas costas, do lado esquerdo. Fiquei na indecisão, e quando passei no vestibular, aos dezoito anos, precisei de coragem para sair de casa e me virar sozinho em uma cidade desconhecida, Viçosa, e morar em uma república com pessoas que nunca tinha visto antes (só um, que já era amigo de infância, o Nica). Graças a Deus me virei bem, mas ao iniciar o curso de administração em uma cidade pequena, nos anos noventa, percebi que muita gente ainda tinha preconceito com tatuagem, principalmente empresários e gerentes de empresas, geralmente pessoas mais velhas. Então resolvi adiar o projeto.
Kanji de Coragem e de Sabedoria
Fui adiando, adiando, e depois de um tempo achei que estava ficando velho pra isso. Mas ano passado, num ímpeto de empolgação, resolvi fazer uma tatuagem nas costas, mas na época me veio outra ideia, desenhar as rodas que marcaram minha vida. E agora resolvi fazer outra, resgatando minha ideia de adolescente e fazer o ideograma da coragem. Só que, com o tempo e a experiência percebi que coragem sem sabedoria pode trazer sérias consequências, e em doses maiores se tornar suicídio. Portanto resolvi acrescentar as duas últimas figuras, que significam sabedoria, essencial para usar a coragem com bom senso e se tornar um vencedor na vida. Essa é a mensagem que quero passar.
Quem quiser saber mais sobre ideogramas (kanji) orientais, clique no link abaixo:

5 comentários:

  1. Realmente, a coragem é para tudo na vida. Temos que ter coragem até para assumir um gosto musical, um visual e mais ainda para ser quem somos.

    Belo significado o dessa tatuagem. E da outra também, claro. Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda sua tatuagem, parabéns,pois na vida temos que ter coragem e sabedoria, sem dúvida.

    ResponderExcluir